Um homem identificado como Sebastião Alves Sussuarana, de 48 anos, foi morto a tiros na manhã deste domingo, 4, após esfaquear um homem e tentar atacar um vigilante e um policial militar em frente à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Baixada da Sobral, em Rio Branco.
De acordo com informações da Polícia Militar, Sebastião passou as primeiras horas do dia ameaçando e extorquindo comerciantes na região da Pracinha da Semsur, no bairro Palheiral. Em meio a um desentendimento, ele desferiu golpes de faca em Wilson da Silva Araújo. Ferido, Wilson conseguiu correr até a UPA em busca de socorro, sendo perseguido por Sebastião, que aparentava intenção de concluir o ataque.
Ao tentar entrar armado com um terçado na unidade de saúde, Sebastião foi interceptado por um vigilante e um policial militar, que ordenaram que largasse a arma. Ele chegou a obedecer inicialmente, mas, ao se aproximar da guarnição, sacou outra faca da cintura e avançou contra os agentes. Diante da ameaça, o policial efetuou um disparo. Mesmo ferido, Sebastião tentou continuar o ataque, obrigando o militar a realizar mais dois tiros para contê-lo.
Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionadas e enviaram duas ambulâncias ao local, mas os socorristas apenas puderam constatar o óbito.
A área foi isolada para os trabalhos da Perícia Técnico-Científica. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para exames cadavéricos.
A investigação inicial foi conduzida por agentes da Equipe de Pronto Emprego (EPE) da Polícia Civil e será repassada à Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
Segundo relatos do irmão de Sebastião, identificado como Cristiano, ele havia passado a noite consumindo entorpecentes e estava visivelmente transtornado, atacando qualquer pessoa que encontrasse pela frente. A polícia informou ainda que Sebastião tinha uma extensa ficha criminal, com passagens por violência doméstica, furto e roubo.
Veja o vídeo: