quarta-feira, 28 maio 2025

Servidores da enfermagem protestam em frente à Aleac por aprovação do PCCR

Por Mirlany Silva, da Folha do Acre

Na manhã desta terça-feira, 27, servidores da área da saúde realizaram uma manifestação em frente à Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), cobrando a aprovação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) da enfermagem, que está há 25 anos em discussão sem avanços concretos.

O movimento que reuniu enfermeiros, técnicos, auxiliares e profissionais da área da saúde, pediram que o governo estadual priorize o plano, que, segundo eles, segue sendo adiado há décadas.

O fisioterapeuta Ricardo Moreira, falou sobre o sentimento de frustração e a urgência da pauta.

“O nosso encontro hoje tem o objetivo de tentar priorizar o nosso PCCR da saúde, que está se arrastando há 25 anos. Nós queremos dizer para a Aleac que a saúde precisa de um olhar diferenciado. Ainda estamos na construção do plano, é verdade, há divergências, mas entendemos que é o momento de validar esse PCCR, mesmo com ajustes”, destacou Ricardo.

De acordo com os servidores, a constante promessa de resolução por parte do governo não tem se concretizado, e a categoria se sente desvalorizada.

“Estamos carentes, necessitados do nosso direito. Faltam materiais para trabalhar, há gestões péssimas, e essa é a oportunidade que encontramos para unir forças e reivindicar algo que é nosso por direito”, afirmou outro profissional durante o ato.

O PCCR da saúde visa estabelecer critérios mais justos de progressão salarial, valorização profissional e melhores condições de trabalho. Os servidores afirmam que continuarão mobilizados até que o plano seja efetivamente apreciado e aprovado pela Assembleia.

Publicidade