Ícone do site Folha do Acre

Seis deputados do Acre votam à favor da ampliação de vagas na Câmara Federal; Ulysses e Duarte são contrários

A bancada federal do Acre votou majoritariamente a favor da proposta que amplia de 513 para 531 o número de cadeiras na Câmara dos Deputados. O texto foi aprovado na noite de terça-feira, 6, por 270 votos a favor e 207 contrários.

Dos oito parlamentares acreanos, seis votaram pela ampliação: Antônia Lúcia (Republicanos), Socorro Neri (PP), Eduardo Velloso (União Brasil), Meire Serafim (União Brasil), Zé Adriano (PP) e Zezinho Barbary (PP). Os deputados Coronel Ulysses (União Brasil) e Roberto Duarte (Republicanos) manifestaram voto contrário.

A proposta é de autoria do deputado Damião Feliciano (União-PB), que argumenta que a atual composição da Câmara está defasada diante do crescimento populacional em diversos estados. Segundo ele, a redistribuição das vagas busca fortalecer a representatividade política e evitar perdas de recursos para regiões sub-representadas.

Apesar da justificativa de que não haverá impacto orçamentário, a Direção-Geral da Câmara estima um custo adicional de R$ 64,6 milhões por ano com a criação das novas cadeiras.

A matéria ainda será analisada pelo Senado Federal.

Sair da versão mobile