terça-feira, 20 maio 2025

Programa “Minha Terra de Papel Passado” avança em Acrelândia e deve beneficiar 2 mil famílias

Assessoria

Evento contou com presença do Iteracre e vereadores; governador Gladson Cameli fará entrega oficial em agosto

Na manhã desta segunda-feira (19) o município de Acrelândia foi palco de um importante avanço no processo de regularização fundiária com a execução do programa “Minha Terra de Papel Passado”, promovido pelo governo do Acre, através do Instituto de Terras do Acre (Iteracre). A ação vai beneficiar cerca de 2 mil famílias das comunidades 28 de Março, União e Centro, com a entrega de títulos definitivos de propriedade.

Durante o evento, a presidente do Iteracre, Gabriela Câmara, destacou a relevância da iniciativa para garantir segurança jurídica, valorização dos imóveis e melhoria na infraestrutura das áreas contempladas. “Esse é um trabalho que exige grande orçamento e articulação. Só aqui em Acrelândia o investimento previsto é de R$ 6 milhões. Mas acima de tudo, é uma ação feita por muitas mãos, que transforma a vida das famílias que vivem há décadas como posseiras”, destacou.

A tratativa que possibilitou o avanço da regularização começou no dia 26 de março, quando o Iteracre recebeu o presidente da Câmara de Vereadores, Vitor, para discutir a retomada dos trabalhos. Desde então, o órgão passou a atuar de forma resolutiva na superação de entraves técnicos e institucionais que travavam o processo.

Segundo Gabriela Câmara, um dos principais obstáculos era a ausência de autorização da Colonacre, empresa proprietária das áreas em questão. Por meio de diálogo e apresentação técnica, o Iteracre conseguiu firmar um termo de cooperação técnica com a Colonacre, assinado no dia 30 de abril. A parceria foi fundamental para destravar a regularização fundiária. “Agradeço ao presidente da Colonacre, Marcelo Messias, que entendeu a importância do projeto e se sensibilizou com a realidade dessas famílias. A assinatura do termo foi um marco fundamental”, afirmou a presidente do Iteracre, que também parabenizou as equipes técnica e jurídica do órgão pelo trabalho ágil e eficiente.

Para a presidente do Iteracre, todos os trabalhos realizados pelo Iteracre seguem um compromisso inegociável: iniciar e concluir as ações com a entrega do título nas mãos dos beneficiários. “Essa é a nossa missão, e vamos cumpri-la até o fim”, reforçou.

A entrega oficial dos títulos em Acrelândia está prevista para o mês de agosto, em solenidade que contará com a presença do governador Gladson Cameli, do Tribunal de Justiça do Acre, da Corregedoria e da Prefeitura Municipal. “Mais uma vez o governador Gladson reafirma seu compromisso com o povo de Acrelândia. Ele estará aqui, pessoalmente, para entregar os títulos que garantirão dignidade e cidadania às famílias”, finalizou.

Publicidade