A Prefeitura de Rio Branco, por meio do Serviço de Água e Esgoto (Saerb), recebeu, neste sábado (10), quatro novas motobombas que irão integrar o projeto de ampliação do sistema de captação e distribuição de água da capital. O investimento de R$ 3 milhões foi viabilizado pela Defesa Civil Nacional, através do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, diante do decreto de emergência vigente no município.
Os novos equipamentos serão fundamentais para fortalecer o funcionamento da Estação de Tratamento de Água (ETA) II, responsável por cerca de 60% do abastecimento de água de Rio Branco. A expectativa é que, em médio prazo, as motobombas contribuam significativamente para solucionar problemas recorrentes de instabilidade no sistema.
O vice-prefeito Alysson Bestene destacou a importância da aquisição e o esforço da gestão municipal em garantir melhorias no abastecimento de água.
“Esses investimentos vão permitir a ampliação da nossa capacidade de captação para até 350 litros por segundo. Todo esse trabalho tem sido feito pelo presidente do Saerb, Enoque Pereira, a pedido do prefeito Tião Bocalom. É um avanço importante que vai beneficiar diretamente a população de Rio Branco”, afirmou.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Joabe Lira, acompanhou a chegada dos equipamentos e ressaltou o compromisso da gestão com a melhoria dos serviços públicos.
“Este é um passo essencial. O prefeito Tião Bocalom tem se dedicado a resolver o problema do abastecimento de água, e essa entrega representa um avanço concreto. Outros investimentos estão a caminho, e seguimos firmes para resolver essa questão de forma definitiva”, disse o parlamentar.
O diretor-presidente do Saerb, Enoque Pereira, explicou que as motobombas fazem parte de um conjunto de ações estruturais para garantir estabilidade na captação e distribuição da água.
“A captação 2 ainda enfrenta instabilidades devido ao solo da área, que continua se acomodando. Com os equipamentos já entregues – motobombas, flutuantes, PADs e desarenador – vamos estabilizar o sistema e assegurar o fornecimento de água com qualidade para a população”, explicou.
A prefeitura segue trabalhando para garantir o abastecimento de água de forma segura, contínua e eficiente para todos os moradores da capital.