quarta-feira, 28 maio 2025

Por conta de aumento nos casos de SRAGs, governo amplia leitos em hospital infantil do Acre

Redação Folha do Acre

O governo do Acre anunciou nesta terça-feira (27) uma nova ampliação nos leitos de enfermaria do Hospital da Criança, em Rio Branco, após aumento nos casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) entre crianças.

Conforme a Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), foram acrescentados 10 leitos à unidade, levando o total a 70 leitos.

O Acre vive um cenário de aumento nos casos de síndromes gripais que tem aumentado a ocupação de leitos médicos infantis e que levou o governo a decretar situação de emergência. Conforme a Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), a maior parte dos pacientes é de casos de bronquiolite.

Até às 8h desta terça-feira (27), 62 dos 70 leitos estavam ocupados, enquanto nove Unidades de Tratanebti Intensiva (UTIs) estão ocupadas de um total de 20, segundo o painel de leitos da Sesacre. No caso das UTIs, não houve aumento no número.

A bronquiolite é uma síndrome gripal que afeta, principalmente, crianças menores de 2 anos, e que também pode acometer idosos.

“Desde o início da emergência, temos trabalhado com planejamento e foco em proteger vidas. Mas é essencial lembrar que o cuidado começa em casa, por isso eu peço aos pais e responsáveis que, se a criança estiver com sintomas respiratórios, evitem mandar para a escola e procurem uma unidade básica de saúde já nos primeiros sintomas para evitar complicações graves”, alertou o secretário Pedro Pascoal.

Com informações G1

Publicidade