sexta-feira, 23 maio 2025

Pancadaria entre seguranças e manifestantes marca penúltimo dia de evento sobre clima e floresta no Acre

Redação Folha do Acre

Nesta sexta-feira (23), um protesto interrompeu o evento internacional do Governors’ Climate and Forests Task Force (GCF Task Force), realizado em Rio Branco. A manifestação ocorreu enquanto o governador Gladson Cameli discursava diante de lideranças internacionais e autoridades locais. Os manifestantes, vindos de diferentes movimentos sociais e populares, entoaram palavras de ordem contra a condução de políticas ambientais no Acre.

Participaram do ato representantes do Movimento Negro Unificado, do movimento indígena, Partido Comunista Brasileiro Revolucionário (PCBR) e do Comitê Chico Mendes. Eles carregavam faixas e cartazes, e criticavam o que classificam como “falsas soluções ambientais” promovidas em parceria com organismos internacionais, como os créditos de carbono e programas de REDD+.

Inicialmente, o governador Gladson Cameli permitiu a manifestação, desde que ocorresse de forma pacífica. “Podem se manifestar, mas sem baderna”, disse, dirigindo-se ao grupo. No entanto, à medida que o discurso avançava, os manifestantes começaram a gritar palavras de ordem em meio à fala do governador, o que levou seguranças a retirarem o grupo do auditório.

A partir daí, o clima ficou tenso. Seguranças tentaram conter os manifestantes, e houve confronto físico. Vídeos registrados pela equipe da Folha do Acre mostram troca de empurrões e socos entre seguranças e manifestantes.

Publicidade