segunda-feira, 19 maio 2025

Operação da PF aponta envio de drogas sintéticas ao Acre por facção do Rio de Janeiro, revela Fantástico

Por Kauã Lucca, da Folha do Acre

Uma investigação da Polícia Federal desarticulou uma organização criminosa responsável pela produção e distribuição de drogas sintéticas em larga escala no Brasil. O grupo, identificado como “Cartel Brasil”, operava a partir de comunidades do Rio de Janeiro e tinha o Acre entre os estados de destino das substâncias ilegais.

A operação foi destaque no programa Fantástico, da TV Globo, no último domingo, 18, que exibiu vídeos e áudios inéditos obtidos durante as diligências.

De acordo com a PF, a quadrilha era liderada por Vinícius da Silva Melo Abade, de 34 anos, e utilizava laboratórios clandestinos para fabricar entorpecentes como ecstasy, MDMA e MDA. O objetivo do grupo era se tornar a maior produtora e distribuidora de drogas sintéticas do país.

A produção era feita sem qualquer controle de qualidade e com fórmulas químicas obtidas pela internet, mesmo sem a qualificação técnica necessária dos envolvidos. A matéria-prima era adquirida por meio de empresas de fachada, e a distribuição era realizada por meio de “mulas do tráfico” para diversos estados, incluindo Acre, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Rondônia e Roraima.

Até o momento, oito pessoas foram presas e outras 16 seguem foragidas.

Publicidade