O presidente da Assembleia Legislativa do Acre, deputado estadual Nicolau Junior (PP), afirmou nesta terça-feira (13), durante entrevista ao Podcast FolhaCast, que aceitaria disputar o governo do Estado em 2026 caso haja consenso dentro do grupo político liderado pelo governador Gladson Cameli (PP). Apesar disso, ele reafirmou o apoio à atual vice-governadora Mailza Assis, pré-candidata ao Palácio Rio Branco.
“Alessandro, eu não tenho medo de desafios. Hoje a gente tem uma candidatura que é da Mailza, que é a vice-governadora. Tenho o maior respeito por ela”, disse o deputado ao ser questionado se toparia ser candidato ao governo caso seu nome fosse apresentado como alternativa viável pelo grupo.

Nicolau não descartou a possibilidade de ser um eventual “plano B”, desde que haja unidade interna. “Se for pra mim ser um candidato a consenso do nosso grupo político, pode ter certeza que o Nicolau é um rapaz que tem coragem na vida. Se for pro grupo, pra permanecer esse grupo, esse bom trabalho que o governador tá fazendo pro Acre, pode ter certeza que o Nicolau aceitaria”, declarou.
Apesar de abrir essa possibilidade, o presidente da Aleac afirmou que segue alinhado com a decisão de Gladson Cameli e que respeita a pré-candidatura da vice-governadora. “A gente respeita muito. Eu faço parte do grupo do governador e vou seguir a orientação do governador Gladson”, disse.

A declaração ocorre em meio a especulações sobre o futuro político do grupo governista e a consolidação de nomes para a sucessão estadual em 2026. Mailza Assis tem se apresentado como pré-candidata, mas lideranças políticas avaliam cenários alternativos diante de possíveis desdobramentos judiciais ou eleitorais.