Moradores de Xapuri realizaram, no final da tarde desta terça-feira (27), um protesto na entrada da cidade, bloqueando a Estrada da Borracha, nas proximidades do Corpo de Bombeiros. O manifesto foi motivado pela falta de água que tem afetado diversos bairros do município nos últimos dias.
O problema, segundo a Saneacre, é decorrente do aterramento do Igarapé Fura, manancial responsável por abastecer cerca de 30% da cidade. A situação compromete diretamente o fornecimento de água para bairros como Laranjal, Sibéria e Cerâmica.
“Aqui em casa não tem água há três dias. As crianças não conseguem nem ir para a escola, porque não tem como fazer as necessidades básicas, tomar banho, lavar roupa”, desabafou uma moradora do bairro Sibéria, que participou do ato.
De acordo com o diretor da unidade da Saneacre em Xapuri, Uelton Feitosa, as equipes estão trabalhando para minimizar os impactos. “O aterramento do igarapé dificultou a captação. Estamos realizando a limpeza dos detritos e sedimentos, além de melhorar a barragem para conseguir captar mais água”, explicou.
Para amenizar o problema, a autarquia está utilizando caminhões-pipa, que estão abastecendo, de forma emergencial, os bairros mais afetados. “O caminhão está indo de rua em rua, nos locais mais críticos”, garantiu Feitosa.
Ainda segundo ele, a previsão é que o abastecimento comece a ser restabelecido em breve. “O trabalho não para. Vamos continuar as melhorias durante toda a semana”, reforçou.
Os moradores cobram uma solução definitiva para o problema que tem impactado diretamente o dia a dia das famílias xapurienses. Escolhas tiveram que suspender as aulas devido a falta de água.