Ícone do site Folha do Acre

Moradores do Castelo Branco fecham entrada do novo Centro Pop na Baixada da Sobral

Moradores do bairro Castelo Branco fecharam a entrada do Centro Pop/Foto: Folha do Acre

Moradores do bairro Castelo Branco realizaram uma manifestação na manhã desta quarta-feira (21), em frente ao novo endereço do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), em Rio Branco. Os manifestantes fecharam a entrada da unidade em protesto contra a recente transferência do serviço para o bairro e contra mudanças no atendimento às pessoas em situação de rua.

De acordo com o diretor de Assistência Social da Prefeitura de Rio Branco, Ivan Ferreira, o Centro POP passa a funcionar em novo formato e local, com o objetivo de oferecer um serviço mais planejado e focado na dignidade dos usuários. “Na verdade, todas as mudanças geram muita repercussão, e a Prefeitura de Rio Branco, por intermédio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, tem trabalhado de forma organizada, pedindo a paciência de todo mundo”, afirmou.

A nova unidade, localizada no bairro Castelo Branco, funcionará como um “escritório da dignidade”, oferecendo rodas de conversa, grupos de convivência e ações de fortalecimento de vínculos. No entanto, segundo o diretor, o local não servirá mais refeições, que passarão a ser oferecidas exclusivamente no Restaurante Popular, no centro da cidade.

“A partir de hoje, o café da manhã será servido das 7h às 8h, e o almoço será aqui no Restaurante Popular para todo o público referenciado pelo Centro POP. A nossa equipe também estará presente no restaurante para fazer a identificação dos usuários”, explicou Ivan.

Diretor de Assistência Social da Prefeitura de Rio Branco, Ivan Ferreira: Folha do Acre

Apesar das críticas e manifestações da comunidade local, o diretor destacou que o serviço está em pleno funcionamento no novo endereço e que a prefeitura está aberta ao diálogo. “Recebemos diversas manifestações que são democráticas. Estamos numa gestão democrática e pedimos a paciência de todos. Tenho certeza de que esse novo ordenamento terá bons frutos e vai fortalecer a política pública de assistência social.”

Ivan também ressaltou que o atendimento do Centro POP em Rio Branco é um dos poucos do país a funcionar todos os dias da semana. “Rio Branco é a única capital do país que tem um Centro POP funcionando de domingo a domingo. A alimentação segue normal, com café da manhã e almoço diariamente no Restaurante Popular”, completou.

Além do novo Centro POP, a prefeitura mantém a Unidade de Acolhimento Dona Elza, no bairro Cidade Nova, como extensão para pessoas em situação de rua que necessitem de abrigo. A gestão municipal reforça que está empenhada em garantir dignidade e encaminhamentos necessários para os usuários, inclusive na área da saúde.

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos informou que continuará dialogando com a comunidade do Castelo Branco para esclarecer os objetivos da mudança e buscar soluções pacíficas para o impasse.

Sair da versão mobile