sexta-feira, 9 maio 2025

Médicos deflagram greve nesta sexta; setores de urgência e emergência não serão afetados

Assessoria Sindmed

Os médicos de todo o estado entram em greve a partir desta sexta-feira, suspendendo consultas e cirurgias eletivas, ou seja, aqueles procedimentos não urgentes. Como já foi informado, o atendimento das crianças continuará normalmente, a mesma situação para os pacientes do setor de oncologia.

Outro setor que não será afetado pela paralisação é o de urgência e emergência, atendendo prioritariamente as fichas laranja, vermelha e amarela. No caso de fichas azuis e verdes, a recomendação é que o paciente procure uma unidade básica de saúde.

Os grevistas estarão concentrados na sede do Sindmed-AC, não realizando protesto de rua neste primeiro momento. No interior, a entidade está articulando pontos de encontro para que os médicos possam permanecer.

Diretores do Sindicato estarão circulando pelas unidades de saúde também para garantir que as regras sejam cumpridas, além de reprimir a tentativa de assédio moral e ameaças.

“Orientamos o filiado a registrar qualquer ameaça ou assédio para que o jurídico possa agir, pedindo punição exemplar ao gestor”, afirmou o presidente do Sindmed-AC, Guilherme Pulici.

Os médicos reivindicam o pagamento de gratificações e plantões extras em atraso desde 2024, além da demissão do gestor acusado de assédio moral contra médicos.

Publicidade