O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) prevê um orçamento de mais de R$ 2,1 bilhões para 2026 em Rio Branco. O PL foi encaminhado à Câmara de Vereadores nessa quinta-feira (15).
Segundo a prefeitura, os gastos de 2026 serão de R$ 2.162.917.924, mais de 7% menor que a receita de 2025 de R$ 2.331.253,14 bilhões, e a receita corrente líquida de R$ 1.706.744.942.
A LDO é anual e destinada a estabelecer as metas fiscais e diretrizes para a elaboração do orçamento do próximo ano.
A administração pública municipal apontou como metas e prioridades em 2026:
- Saúde, bem-estar e saneamento básico;
- Desenvolvimento econômico e produção rural;
- Habitação e defesa social;
- Infraestrutura, mobilidade urbana e transporte público;
- Educação plena;
- Cultura, esporte e lazer;
- Meio ambiente;
- Cidadania, assistência e inclusão social;
- Gestão pública moderna, íntegra e eficiente.
Dentre as propostas apresentadas no documento, a prefeitura destacou:
- Elevar o tratamento de esgoto para 40%;
- Ampliar a capacidade resolutiva da Atenção Primária (Atenção Domiciliar 24h implantados, Uraps com exame eletrocardiograma, Uraps com pequenas cirurgias);
- Fomentar a instalação de sistemas de armazenamento de água para irrigação com a implantação do programa de açudagem;
- Construir 1.542 unidades habitacionais pelos programas 1.001 Dignidades, Minha Dignidade e Minha Casa, Minha Vida;
- Criar o Plano Municipal de Arborização;
- Outros.
A prefeitura afirma que a LDO ‘atua como ferramenta fundamental para a administração pública, pois possibilita direcionar e alocar corretamente o gasto público, focando naquilo que o município mais necessita’.
Com informações G1