quinta-feira, 1 maio 2025

Infestação de caramujos preocupa moradores de bairros em Rio Branco; veja como evitá-los

Redação Folha do Acre

Uma infestação de caramujos africanos em Rio Branco, causada pelo intenso inverno amazônico, está tirando o sono de moradores e preocupando os órgãos de vigilância em saúde. Foram muitos os relatos de invasões em casas e comércios em abril.

Essa espécie exótica vem invadindo ruas, quintais e até o interior das casas, gerando preocupação entre especialistas e moradores, gerando prejuízos à agricultura e que pode ainda transmitir doenças.

A autônoma Rosenice de Souza, moradora do bairro Tucumã, afirma que há mais de dois anos, toda vez que chove há uma infestação dos bichos na casa onde ela mora.

Ela tem uma barbearia em casa, e diz que precisa fazer uma limpeza caprichada antes de atender os clientes. “Chamamos a Semsa, Secretaria de Saúde, e eles disseram que não podem fazer nada porque é particular”, declarou.

A autônoma comentou também que já foram feitas várias reclamações aos órgãos responsáveis, mas até agora nenhuma solução foi feita, e o medo de pegar alguma doença é grande.

Como evitá-los?

A diretora de vigilância em saúde, Socorro Martins, confirmou que esses caracóis transmitem doenças que podem ocorrer através da ingestão das larvas em alimentos como as hortaliças ou frutas contaminadas.

“Para evitar essa contaminação nós precisamos usar a lavagem correta dessas frutas e hortaliças. Usar a água sanitária, deixar essas hortaliças em água por alguns minutos e depois passar por uma água corrente para só depois fazer uso”, explicou ela.

Para controlar a infestação, a diretora recomenda recolher os caramujos usando luvas ou sacos plásticos, esmagá-los, cobri-los com cal virgem ou enterrá-los. Outra opção segura é mergulhar os caramujos em água fervente.

Com informações G1

 

 

 

Publicidade