O vereador Zé Lopes (Republicanos) utilizou a tribuna da Câmara de Rio Branco na manhã desta quarta-feira, 7, para apresentar um projeto de lei voltado para a criação de hortas comunitárias na capital. A proposta tem como objetivo permitir que proprietários de grandes terrenos cedam o uso dessas áreas para cooperativas de agricultores familiares, possibilitando o cultivo de hortaliças dentro da cidade.
Segundo o parlamentar, essa iniciativa visa reduzir os custos dos produtores com deslocamentos, principalmente em ramais que se tornam cada vez mais intrafegáveis. Além disso, busca aproveitar imóveis urbanos subutilizados, que atualmente não cumprem sua função social.
Durante seu discurso, Zé Lopes chamou atenção para um problema recorrente em Rio Branco: as queimadas em terrenos baldios. “Todo ano tem uma época que a cidade fica coberta de fumaça. Ano passado foi o pior de todos. Sabemos que a fumaça vem também da zona rural e até mesmo de outros países. Mas é fato que, nessa época do ano, os terrenos baldios dentro da cidade, todos são queimados, todos ficam nas cinzas”, afirmou o vereador.
O projeto de lei das hortas comunitárias pretende ser uma alternativa para dar uma função produtiva a esses terrenos, evitando que sejam abandonados e acabem sendo consumidos pelo fogo.