Durante o encerramento da Reunião Anual da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas (GCF Task Force), realizado nesta sexta-feira, 23, na Universidade Federal do Acre (Ufac), um grupo de manifestantes protagonizou um tumulto que resultou em confronto com seguranças do evento. Em resposta aos incidentes, o Governo do Estado do Acre divulgou uma nota de repúdio, condenando a ação dos manifestantes e reafirmando seu compromisso com a democracia e a liberdade.
Confira a íntegra da nota:
NOTA DE REPÚDIO DO GOVERNO DO ESTADO DO ACRE
A respeito dos acontecimentos ocorridos na manhã de hoje, sexta-feira 23/05, durante o encerramento da reunião GCF Task Force na Universidade Federal do Acre, o governo do estado informa que:
Tradicionalmente, as reuniões do GCF são oportunidades para a discussão e adoção de medidas concretas para o equilíbrio das questões ambientais, sociais e econômicas em benefício do desenvolvimento das populações que vivem na floresta. O evento é aberto para a participação de iniciativas individuais e em grupo através da contribuição positiva com ideias e posicionamentos. Infelizmente, não foi o que se viu na atuação desse grupo que agiu com interesses exclusivamente particulares e políticos.
Essa iniciativa dos desordeiros só tentou causar prejuízos aos participantes, à organização e, infelizmente, manchar a imagem de todos os acreanos que tradicionalmente são conhecidos como pacíficos e hospitaleiros.
Diante do fato, o governo condena veementemente o acontecido, se compromete com a investigação e punição dos responsáveis enquanto segue compromissado com a democracia e a liberdade, uma responsabilidade contínua desta gestão que exige a participação ativa de todos.
Gladson de Lima Cameli
Governador do Estado do Acre