Nesta sexta-feira, 23, acontece o último dia da 15ª Reunião Anual da Força-Tarefa dos Governadores pelo Clima e Florestas (GCF Task Force, sigla em inglês para Governors’ Climate and Forests Task Force), que reuniu autoridades nacionais e internacionais para discutir estratégias de enfrentamento à crise climática e impulsionar a chamada nova economia florestal, em Rio Branco, capital do Acre.
O governador Gladson Cameli, destacou a importância do papel de liderança do Acre na agenda ambiental global.
“É um grito de alerta para aqueles que precisam compreender a necessidade de investimentos em projetos que contribuam para o desenvolvimento sustentável”, afirmou Cameli.
Cameli também ressaltou a necessidade de que políticas públicas ambientais estejam conectadas à geração de renda e à segurança econômica das famílias que vivem na floresta.
“Não é possível termos uma política pública eficiente enquanto as nossas famílias não tiverem uma fonte garantida de recursos para criar seus filhos”, pontuou.
O líder do projeto, William Boyd, enfatizou o papel dos estados e províncias na agenda climática global.
“Este encontro reforça o papel essencial que os governos subnacionais desempenham no combate às mudanças climáticas e na promoção de uma economia florestal sustentável. O comprometimento demonstrado aqui, pelo Acre, é inspirador e mostra que é possível alinhar conservação, desenvolvimento econômico e justiça social”, afirmou Boyd.
Com o tema “Nova Economia Florestal: conectando governos, povos e oportunidades”, o evento reúne 50 autoridades, entre governadores, líderes indígenas, cientistas, representantes da sociedade civil e do setor privado.