Ícone do site Folha do Acre

Feijó sedia maior encontro popular sobre regularização fundiária promovido pelo ITERACRE

O município de Feijó foi palco, na sexta-feira (16), de um dos maiores encontros populares de regularização fundiária da história recente do Acre. A iniciativa, promovida pelo governo do Acre, através do Instituto de Terras do Acre (ITERACRE), reuniu mais de 2 mil pessoas em um evento voltado ao diálogo direto com a população sobre acesso à terra regularizada.

Moradores dos bairros Cidade Nova, Nai Araújo, Zenaide Paiva, dos polos agroflorestais e representantes de instituições religiosas participaram ativamente da construção coletiva de soluções para uma pauta que há décadas aguarda resposta: o direito à regularização fundiária.

Durante o evento, o ITERACRE destacou que regularizar a terra é mais do que entregar documentos. É garantir segurança jurídica, dignidade e pertencimento às famílias que constroem suas vidas nesses territórios. “É sobre dar nome, valor e reconhecimento a quem sempre esteve presente, mas por muito tempo foi ignorado”, afirmou Gabriela Câmara, presidente do instituto.

A ação é parte do esforço do Governo do Estado, sob liderança do governador Gladson Cameli, que tem tratado a regularização fundiária como política pública prioritária em 2025. Com o apoio de instituições parceiras, o ITERACRE reforça seu compromisso com os que mais precisam, levando cidadania e justiça social aos municipios. “ Com a determinação do governador Gladson Cameli e o apoio de diversas instituições parceiras, seguimos avançando com um compromisso inegociável: levar a regularização fundiária a quem mais precisa”, frisou Gabriela Câmara.

Sair da versão mobile