quinta-feira, 22 maio 2025

“É para equipar nossa assessoria de comunicação”, diz prefeito Rodrigo sobre compra de iPhones

Por Aikon Vitor, da Folha do Acre

A Prefeitura de Tarauacá, por meio da Secretaria Municipal de Comunicação, publicou nesta semana um convite para cotação de preços com o objetivo de adquirir equipamentos tecnológicos para fortalecer a estrutura da comunicação institucional. O processo será realizado com base na nova Lei de Licitações e Contratos (nº 14.133/2021), via dispensa de licitação, conforme prevê o artigo 37 da Constituição Federal.

Entre os itens listados, está a aquisição de três unidades do smartphone Apple iPhone 16 Pro Max, com 512 GB de armazenamento, chip A18 Pro, sistema de câmeras triplas e compatibilidade com redes 5G. Os aparelhos deverão ser utilizados exclusivamente pela equipe técnica da Secretaria de Comunicação.

O prefeito Rodrigo Damasceno justificou a abertura do processo e destacou as limitações enfrentadas pela equipe atualmente. “É para equipar a nossa assessoria de comunicação. Hoje, a gente está trabalhando com celular, por exemplo, que eu comprei lá atrás, ainda quando eu estava trabalhando como médico. E eu estou tendo que ceder o único celular para os meus trabalharem, não estão dando conta.”

Ele reforçou que a medida não envolve gasto imediato. “E foi levantada somente a cotação de preços. Ninguém contratou ainda nada, ninguém comprou nada. E, dependendo do valor das cotações, é que nós vamos seguir adiante ou não com o processo.”

Além dos celulares, o edital inclui câmeras mirrorless, estabilizadores, microfones, drones, cartões de memória e outros equipamentos utilizados em cobertura audiovisual institucional. Para o prefeito, o investimento é essencial. “Então, não é só o celular, é todo equipamento que vai dar suporte para a nossa assessoria de comunicação poder trabalhar. Sem suporte para trabalhar, como é que nós vamos fazer um trabalho bem feito?”

Damasceno afirmou que a proposta visa estruturar o setor, e não atender interesses pessoais. “Não é para eu usar, não, o meu celular é particular. É para a nossa assessoria de comunicação ter recursos para fazer um bom trabalho.”

Ele também lembrou a importância da comunicação eficiente com a população. “E uma parte, para mim, essencial do nosso trabalho é saber se comunicar e se comunicar bem com a nossa população. Então, é com esse intuito que a gente está adquirindo esses aparelhos.”

O prefeito concluiu destacando a relevância do uso de tecnologias móveis. “E você sabe, você foi pioneira nisso, sabe que, hoje em dia, tudo se faz com o celular. Desde o filme, a foto, tudo o celular tem uma qualidade melhor.”

As empresas interessadas devem enviar suas propostas por e-mail para [email protected] no prazo de até três dias úteis após a publicação do convite no site oficial da prefeitura. O documento deve conter papel timbrado, CNPJ, inscrição estadual, validade mínima de 90 dias, e todos os custos incluídos.

O convite é assinado pelo secretário municipal de Comunicação, Dilvo da Silva Bareta, e regulamentado pelo Decreto nº 035/2025. Segundo a gestão municipal, a cotação visa exclusivamente compor um levantamento orçamentário, sem comprometer recursos públicos até que haja aprovação final do processo.

Publicidade