A Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) realizará, no dia 5 de junho, a segunda edição da caravana em defesa da BR-364. A informação foi confirmada com exclusividade pelo deputado estadual Nicolau Júnior (PP) no dia 13 de maio, durante participação no podcast FolhaCast.
Segundo o parlamentar, a iniciativa busca chamar atenção para as precárias condições da rodovia, especialmente no trecho que liga Rio Branco ao interior do estado. “Estamos organizando esse novo evento, pedindo socorro, atenção para a nossa BR. Porque quem andou na BR no verão e vê a situação hoje é totalmente diferente.”
A nova caravana deve seguir os moldes da realizada em 2023, ainda sob a presidência do deputado Luiz Gonzaga (PSDB), quando parlamentares percorreram toda a extensão da BR-364. De acordo com Nicolau, o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Ricardo Augusto, já confirmou presença, e representantes de órgãos de controle também serão convidados a participar do trajeto.
A Aleac pretende envolver ainda a imprensa local, com o objetivo de dar visibilidade à situação da rodovia e pressionar o Governo Federal por mais investimentos. “Tem muitos lugares que o Governo Federal tá investindo aí, R$ 50 bilhões, R$ 20 bilhões, por que no Acre não coloca mais? Vamos fazer 50 quilômetros por ano na reconstrução”.
Para o deputado, a situação da estrada afeta diretamente a vida da população acreana. “Essa estrada é a nossa vida. É a vida das pessoas que moram em torno dessa estrada, lá na zona, lá na comunidade mais distante ali, que mora no Juruá, ali, em Tarauacá, que é um município cercado por ramais, como também Feijó, como também Manoel Urbano. Como Sena Madureira, também, que precisa.”
Nicolau ressalta que a pauta da BR-364 deve unir toda a classe política, independentemente de partidos. “Isso não é uma questão política. Deixar bem claro uma pauta que todo mundo se une”, disse.
Ele finalizou reforçando o papel da imprensa e o apoio do DNIT. “Vai fazer essa caravana pra tentar dar essa atenção, passar essa imagem através de vocês, da imprensa, que faz um papel sensacional. E o diretor do DNIT tá pedindo socorro. Então, ele tá pedindo socorro também pra nossa cidade.”