terça-feira, 13 maio 2025

Com honras militares, bombeiros se emocionam ao se despedir de cadela de resgate Cerys, pioneira no Acre

Por Aikon Vitor, da Folha do Acre

O Corpo de Bombeiros Militar do Acre se despediu nesta semana de Cerys, primeira cadela de resgate da corporação e símbolo da criação da especialidade de busca, resgate e salvamento com cães no estado. O animal chegou ao Acre em 2020, vinda do canil do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, e foi treinada para localizar pessoas vivas em escombros, deslizamentos e áreas de mata.

Sob o comando do major Dyego Vieira, Cerys foi preparada com base na Metodologia de Venteio, técnica que utiliza o faro do cão para detectar odor humano no ar. O binômio formado entre o oficial e a cadela marcou o início da atuação desse tipo de equipe no Acre.

Em nota divulgada nas redes sociais, a corporação disse que Cerys “trilhou os primeiros passos da nossa especialidade” e destacou o “espírito aguerrido e leal” do animal, que também participava de eventos institucionais e atividades de terapia assistida, levando conforto e alegria a pacientes e visitantes.

“Cerys não era apenas uma profissional. Sua natureza social irradiava alegria em solenidades militares, exposições e, de forma especial, nas atividades de terapia, onde seu contato levava conforto e sorrisos a pessoas de todas as idades”, diz o texto.

O corpo da cadela será homenageado no Pelotão de Cães da corporação, onde sua trajetória será lembrada como símbolo da história e da consolidação da atuação com cães no estado. “Que a sua memória continue a inspirar a nossa jornada em ‘vidas alheias e riquezas salvar’”, afirmou o CBMAC.

Publicidade