sexta-feira, 23 maio 2025

Com 60%, Acre tem uma das menores taxas de adesão ao Pix no Norte, aponta levantamento

Por Kauã Lucca, da Folha do Acre

O sistema de pagamentos instantâneos Pix, criado pelo Banco Central, já é utilizado por 60% da população do Acre, segundo dados de 2024 divulgados pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e pelo Banco Central, reunidos no perfil “Brasil em Mapas” e divulgados na quinta-feira, 22.

Apesar da ampla utilização, o Acre está entre os estados da Região Norte com menor adesão ao Pix. A média nacional de usuários é de 63%, enquanto estados vizinhos como Rondônia e Amapá já ultrapassaram os 70% de cobertura — com 70% e 71% da população, respectivamente, utilizando o sistema.

Lançado em 2020, o Pix se consolidou como o meio de pagamento mais utilizado no país. Somente em 2024, foram realizadas 63,8 bilhões de transações via Pix em todo o Brasil, movimentando R$ 26,5 trilhões — um aumento de 54% em relação ao ano anterior.

Além do Pix, os brasileiros seguem utilizando outros meios de pagamento com frequência: cartão de débito (69%), dinheiro em espécie (68%), cartão de crédito (51%) e débito automático (32%).

No ranking nacional de adesão ao Pix, o Distrito Federal lidera com 79% da população usuária. Na outra ponta, o Piauí registra o menor índice, com apenas 56% dos habitantes utilizando o serviço.

Publicidade