sábado, 3 maio 2025

Bolsonaro deixa UTI e apresenta melhora no quadro clínico, mas segue internado em hospital

Por Kauã Lucca, da Folha do Acre

Na manhã desta sexta-feira, 2, o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL) utilizou suas redes sociais para informar que deixou a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e foi transferido para a unidade de internação do hospital DF Star, em Brasília, onde está internado desde a última semana. Segundo a publicação, ele está clinicamente estável e apresenta sinais de recuperação.

“Deixei a UTI e fui transferido para a unidade de internação. Estou clinicamente estável, sem dor, sem febre, ainda com soluços sendo controlados e com a pressão arterial mantida”, escreveu Bolsonaro.

O ex-presidente afirmou ainda que tem reagido bem à dieta líquida prescrita pelos médicos. A alimentação está sendo realizada por via oral e também de forma intravenosa, com suporte calórico e nutricional. Ele relatou ainda a retomada gradual dos movimentos intestinais, um indicativo positivo na recuperação de seu sistema digestivo.

De acordo com o boletim médico divulgado pelo hospital, Bolsonaro segue sob cuidados intensivos com monitoramento constante e sessões diárias de fisioterapia motora, que têm como objetivo prevenir tromboses e auxiliar na recuperação muscular. As visitas permanecem restritas, e ainda não há previsão de alta.

Internado em decorrência de complicações abdominais, Jair Bolsonaro tem histórico de cirurgias na região desde a facada que sofreu durante a campanha eleitoral de 2018. Desde então, já passou por mais de cinco procedimentos cirúrgicos relacionados às sequelas do atentado.

Encerrando sua mensagem, Bolsonaro agradeceu à equipe médica e reiterou sua fé: “Sigo confiante, com fé em Deus e no trabalho da equipe médica, a quem agradeço imensamente”.

O ex-presidente está internado desde que passou por uma cirurgia para retirar aderências no intestino, em 13 de abril. O procedimento durou cerca de 12 horas, e foi realizado para tratar complicações da facada que ele sofreu, em 2018.

Publicidade