A Associação dos Militares do Estado do Acre (AME/AC) publicou edital convocando os associados para o processo eleitoral que definirá a nova Diretoria Executiva, o Conselho Fiscal e o Conselho Deliberativo da entidade. As inscrições de chapas estarão abertas de 28 de maio a 6 de junho, das 8h às 16h, na sede da associação, localizada na Rua Plácido de Castro, nº 70, no centro da capital.
De acordo com o edital, a homologação das candidaturas ocorrerá no dia 6 de junho, logo após o encerramento do prazo de inscrição. A eleição será realizada no dia 27 de junho, das 8h às 16h, com urnas fixas no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Acre (PMAC) e nos quartéis dos municípios do interior. Também haverá uma urna itinerante para atender as Organizações Policiais Militares (OPMs) da capital.
A apuração dos votos será feita imediatamente após o encerramento da votação, na própria sede da AME/AC, sob responsabilidade da Comissão Eleitoral. A posse da nova diretoria está marcada para 25 de julho.
A composição das chapas deverá seguir os critérios definidos pelo estatuto da entidade. A diretoria será formada por presidente, vice-presidente, secretário e tesoureiro. O Conselho Fiscal contará com presidente, relator e vogal. Já o Conselho Deliberativo será composto por dois oficiais da ativa, dois praças da ativa e dois militares da reserva.
Para efetivar a inscrição, os candidatos devem apresentar cópia do RG PM/BM (frente e verso), contracheque referente ao mês de abril de 2025 para comprovação de filiação, comprovante de endereço atualizado e declaração de bens. Os formulários de inscrição e o modelo de declaração de bens estarão disponíveis na secretaria da AME/AC e também no site oficial da entidade: https://ameac.com.br.