quinta-feira, 15 maio 2025

Após protesto de policiais, Sejusp divulga nota destacando investimentos e ações do governo na Segurança Pública

Por Kauã Lucca, da Folha do Acre

Em resposta ao protesto realizado em frente à Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), na manhã de terça-feira, 13, por policiais e bombeiros do Acre, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) divulgou uma nota pública reafirmando o compromisso do governo com a valorização das forças de segurança e com os investimentos realizados na área ao longo dos últimos seis anos da atual gestão.

Segundo a Sejusp, o governo tem priorizado a estruturação e o fortalecimento das instituições que compõem o Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp), como a Polícia Militar (PMAC), Corpo de Bombeiros Militar (CBMAC), Polícia Civil (PCAC), Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) e Instituto Socioeducativo (ISE).

Entre os avanços destacados, estão a construção e ampliação de unidades estratégicas, como o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), o Grupo Especial de Fronteira (Gefron) e o novo batalhão da PMAC na Cidade do Povo, em Rio Branco. Delegacias e batalhões também passaram por reformas e ampliações. Além disso, foram entregues novos equipamentos e materiais para as corporações.

A nota, assinada pelo secretário da Sejusp, José Américo Gaia, ressalta que o governo tem cumprido rigorosamente as datas de promoções e garantido o pagamento do Prêmio Anual de Valorização Profissional (Pavap). Também foram promovidos cursos de formação, capacitação e até especializações, por meio do Centro Integrado de Ensino e Pesquisa em Segurança Pública (Cieps), incluindo oportunidades de MBA e intercâmbio com a Swat.

Outro ponto citado é o aproveitamento integral do cadastro de reserva da Polícia Militar, bem como a realização de concursos públicos para todos os órgãos de segurança.

A Sejusp lembra que, em 2022, foi criada uma gratificação de valorização salarial e, em 2023, o governo concedeu um reajuste de 20,32% para todos os servidores estaduais, dividido em quatro parcelas. Mais recentemente, foi implementada a redução do interstício para promoções nas corporações militares, com o objetivo de corrigir distorções herdadas de gestões anteriores.

Mesmo diante de limitações orçamentárias e legais, o governo afirma que tem buscado avançar sem comprometer os demais serviços públicos e reforça estar aberto ao diálogo com as associações representativas das categorias.

“Seguimos firmes, com serenidade e esperança, certos de que o respeito e o diálogo constroem a paz que todos merecem”, finalizou o secretário José Américo Gaia.

Publicidade