quinta-feira, 22 maio 2025

Após protesto de moradores, BR-364 é liberada em Feijó

Por Kauã Lucca, da Folha do Acre

A BR-364, que havia sido interditada na manhã desta quarta-feira, 21, por moradores de Feijó, foi liberada pouco depois das 13h, conforme informou a Polícia Rodoviária Federal (PRF). O bloqueio foi realizado como forma de protesto contra a precariedade no atendimento e na estrutura do Hospital Geral da cidade.

Utilizando uma tenda, pneus e pedaços de madeira, os manifestantes fecharam a rodovia federal, provocando a formação de filas de veículos nos dois sentidos da via. A manifestação trouxe à tona a insatisfação da população com a paralisação das obras do hospital local, que estão suspensas há vários meses.

Entre as principais queixas estão a falta de médicos, escassez de medicamentos e de equipamentos básicos, além da demora nos atendimentos de urgência e emergência. O ato ganhou ainda mais força após a morte do adolescente Diogo Albuquerque, de 12 anos, ocorrida no último sábado, 17. O menino sofreu um acidente de bicicleta, foi atendido inicialmente no hospital de Feijó e, posteriormente, transferido ao Hospital do Juruá, em Cruzeiro do Sul, onde faleceu em decorrência de sepse.

A mãe do garoto, Isaquilene de Sousa, acusa a unidade de saúde de Feijó de negligência no atendimento ao filho. Em resposta à denúncia, o Ministério Público do Estado do Acre instaurou uma notícia de fato para apurar as circunstâncias da morte do adolescente.

O protesto foi encerrado de forma pacífica, e o tráfego na BR-364 segue normalizado.

Publicidade