A Igreja Católica tem um novo líder. Na manhã desta quinta-feira (8), às 11h10 pelo horário do Acre (17h10 em Roma), a tradicional fumaça branca foi vista saindo da chaminé da Capela Sistina, no Vaticano, indicando que os cardeais reunidos em conclave chegaram a um consenso: o novo Papa foi eleito. Pouco depois, o cardeal protodiácono anunciou ao mundo: Habemus Papam.
O escolhido para ocupar o trono de São Pedro é Robert Francis Prevost, que adotou o nome papal de Papa Leão XIV.
Perfil do novo Papa
Natural de Illinois, Chicago, Robert Francis Prevost nasceu em 14 de setembro de 1955 e tem atualmente 69 anos. Antes de ser eleito, ocupava a função de Arcebispo-Bispo Emérito de Chiclayo, no Peru, sendo nomeado bispo em 2023.
Desafios e expectativas
A eleição de Leão XIV ocorre em um momento de importantes desafios para a Igreja Católica, que enfrenta questões como escândalos de abuso sexual, queda no número de fiéis, desafios ambientais, aproximação com outras religiões e temas progressitas como apoio a comunidade LGBTQIAPN+.
A multidão reunida na Praça de São Pedro aclamou o novo Papa, que fez sua primeira bênção pública, marcando o início de um novo ciclo espiritual para os mais de 1,3 bilhão de católicos ao redor do mundo.