quinta-feira, 8 maio 2025

Aleac realiza audiência pública para tratar da situação da BR-364 com presença de superintendente do DNIT

Por Kauã Lucca, da Folha do Acre

A Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac), realiza na manhã desta quarta-feira, 7, uma audiência pública onde será debatido as condições precárias da BR-364, no Acre. O encontro contará com a participação do superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) no Acre, engenheiro Ricardo Augusto Araújo. A convocação foi feita pelo deputado estadual André Vale, que pretende defender a reconstrução total da BR-364, no trecho entre Rio Branco e o Vale do Juruá.

A audiência, inicialmente marcada para o dia 28 de abril, foi adiada por conta das comemorações de aniversários em municípios do interior. Agora, os parlamentares esperam obter esclarecimentos sobre os problemas crônicos de conservação da rodovia, em especial quanto à pavimentação e à estrutura das pontes no trecho até Cruzeiro do Sul.

Segundo o DNIT, a reconstrução completa da BR-364 é tecnicamente viável e está sendo considerada com base em estudos topográficos. O plano conta ainda com respaldo político do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Esses pontos devem nortear o debate entre o superintendente e os deputados.

Segundo a assessoria de Ricardo Araújo, ele apresentará relatórios e projetos elaborados desde a abertura da rodovia, nos anos 1970. Entre os principais argumentos, destacará que a BR-364 atravessa uma vasta bacia hidrográfica e que o solo da região, composto por tabatinga e constantemente encharcado, não suporta mais intervenções paliativas como o tapa-buracos.

Araújo também deve ressaltar que, apesar da escassez de investimentos nos últimos quatro anos e dos atrasos na liberação de recursos em 2025, o DNIT tem contado com apoio do Governo Federal e com a colaboração de empresas contratadas, algumas das quais seguem executando obras mesmo sem pagamento em dia.

Publicidade