A 1ª Vara do Tribunal do Júri de Rio Branco realiza nesta segunda-feira, 12, a audiência de instrução e julgamento do processo que apura o assassinato de Jeremias Lima de Souza, ocorrido em dezembro de 2023. O réu, Bruno Augusto de Andrade, será interrogado após o depoimento das testemunhas de acusação e defesa. Ele participará da audiência por videoconferência.
Segundo informações da TV 5, entre as testemunhas arroladas pelo Ministério Público estão investigadores da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), responsáveis pela investigação do caso. Também será ouvido o motorista do veículo alvejado no dia do crime, vítima de tentativa de homicídio, que estava acompanhado do filho, uma criança de apenas 7 anos, no momento da ação criminosa.
Bruno Augusto responde por homicídio qualificado contra Jeremias Lima, apontado como liderança de uma facção criminosa, e pelas tentativas de homicídio contra o motorista e a criança.
O crime ocorreu na manhã de 9 de dezembro de 2023, no Conjunto Habitacional Cidade do Povo, em Rio Branco. De acordo com a denúncia, Bruno e Jeremias estavam em uma motocicleta quando perseguiram um carro modelo Gol branco, disparando várias vezes contra os ocupantes. O motorista, que havia deixado a esposa no trabalho momentos antes, tentou proteger o filho e dirigiu em direção à Segunda Regional da Polícia Civil, que estava fechada.
Durante a perseguição, Jeremias foi atingido por um tiro nas costas e, em seguida, atropelado. Conforme a conclusão da DHPP, o disparo que matou Jeremias teria partido do próprio comparsa, Bruno Augusto. Após o crime, o acusado fugiu para Goiânia (GO), onde foi localizado e preso em 15 de dezembro, durante uma operação da Polícia Civil do Acre.