No último sábado, 19, uma prática bastante antiga acabou gerando uma confusão e mobilizando a polícia no município de Marechal Thaumaturgo, no interior do Acre. Um homem tentou manter viva a tradição do chamado “roubo de galinha” no Sábado de Aleluia — costume enraizado em algumas comunidades do interior do Brasil, onde, em tom de brincadeira, moradores furtam galinhas para o almoço de encerramento da quaresma. No entanto, neste caso, a situação teve um desfecho violento.
De acordo com informações, o homem foi flagrado com duas galinhas furtadas de um galinheiro e acabou sendo punido por membros de uma facção criminosa que atua no município. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o suspeito admitindo o furto e prometendo não repetir o ato, enquanto segura as aves.
Nas imagens, é possível ver o momento em que o homem é agredido com ripas de madeira por integrantes do grupo. Um dos agressores, que aparentemente lidera a ação, orienta que os golpes não atinjam a cabeça da vítima e, após várias pancadas, ordena que a surra seja encerrada.
Até o momento, não há informações sobre o estado de saúde do homem após as agressões, nem sobre a identificação ou prisão dos responsáveis pela violência. O caso deve ser investigado pelas autoridades locais, já que, além do furto, a punição aplicada de forma violenta por civis configura crime.