sexta-feira, 18 abril 2025

Quatro deputados federais do Acre votam a favor de urgência para anistiar Bolsonaro e presos no 8 de janeiro

Por Aikon Vitor, da Folha do Acre

Quatro dos oito deputados federais do Acre votaram a favor do requerimento de urgência para a tramitação do projeto que propõe anistia a envolvidos nos protestos de 8 de janeiro de 2023, nas sedes dos Três Poderes, em Brasília.

Os parlamentares acreanos que apoiaram o pedido de urgência foram Coronel Ulysses (União Brasil), Zezinho Barbary (Progressistas), Eduardo Velloso (União Brasil) e Roberto Duarte (Republicanos). A aprovação da urgência acelera o trâmite do projeto, dispensando a análise em comissões e permitindo que a proposta vá diretamente à votação no plenário.

Os defensores da proposta alegam que muitos dos acusados são “pessoas comuns” que teriam sido levadas a protestar, e que uma parte significativa foi punida de forma desproporcional.

O projeto de anistia ainda deve ser debatido entre os líderes partidários antes de ser levado à votação definitiva. A medida exige maioria absoluta para ser aprovada na Câmara e, em seguida, precisa passar pelo Senado. Caso aprovada nas duas Casas, a proposta ainda dependerá de sanção presidencial.

Publicidade