sábado, 12 abril 2025

Progressistas realiza encontro em Rio Branco para fortalecer a participação feminina na política acreana

Por Kauã Lucca, da Folha do Acre

 

Na noite desta sexta-feira, 11, o Partido Progressistas (PP) promoveu um evento dedicado à valorização e incentivo da participação das mulheres na política do Acre. A solenidade, que reuniu prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, deputados estaduais, federais, filiadas e apoiadores, teve como principal destaque a presença da vice-governadora Mailza Assis, uma das principais lideranças do partido no estado e apontada como a possível candidata ao governo do Acre pela sigla.

O encontro, que havia sido adiado em março a pedido da própria Mailza e do governador Gladson Camelí, teve como propósito reforçar a união interna da agremiação e exaltar o protagonismo feminino nos espaços de decisão política. Apesar da relevância do evento, o governador Gladson Camelí e o presidente da Assembleia Legislativa do Acre, Nicolau Júnior, não participaram da cerimônia.

Durante o encontro, o público entoou gritos de “governadora” para Mailza Assis, que agradeceu o apoio e destacou a crescente mobilização das mulheres no cenário político. Questionada sobre as especulações que apontam seu nome como possível candidata ao governo nas eleições de 2026, Mailza manteve o tom de cautela, mas não escondeu o preparo para novos desafios.

“O nosso partido tem se dedicado fortemente à ampliação do espaço das mulheres na política. A conquista desses espaços acontece com mobilização, união de forças e, principalmente, trabalho. Estamos sempre nos preparando, tanto para enfrentar os desafios da vida pública quanto para representar bem o nosso povo. O partido é essa ferramenta essencial para apresentar projetos, firmar parcerias e unir lideranças em torno de um propósito comum”, afirmou.

Indagada sobre o cenário político local e a movimentação de nomes como o senador Alan Rick e o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, ambos também aliados da direita acreana, Mailza preferiu adotar uma postura diplomática, sem descartar alianças ou disputas futuras.

“Cada pessoa e cada partido têm o direito legítimo de se posicionar e apresentar seus projetos. O que cabe a nós é cumprir com a nossa missão, trabalhar com seriedade e usar as ferramentas políticas para buscar o melhor para o nosso Estado. As possibilidades sempre existem, e meu compromisso continua sendo com o nosso partido e com a gestão que integramos, ao lado do governador Gladson Camelí e das nossas equipes”, declarou.

Sobre eventuais composições políticas para o futuro, Mailza destacou que o diálogo é indispensável na construção de projetos coletivos. “Política se faz com diálogo, com escuta e disposição para construir consensos. É natural que conversas aconteçam e estou sempre aberta a isso. O importante é saber qual caminho seguir e manter o foco nas conquistas que buscamos para o Acre”, completou.

Durante o evento, o presidente estadual do Progressistas, Lívio Veras, também discursou e reforçou o compromisso da sigla em defender o protagonismo das mulheres e apoiar o projeto político liderado por Gladson e Mailza.

Publicidade