quinta-feira, 17 abril 2025

PF prende 5 pessoas no Acre e em SC em operação contra organização criminosa de tráfico internacional de drogas

Por Kauã Lucca, da Folha do Acre

 

A Polícia Federal, com apoio do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) da Polícia Militar do Acre e do Grupo Especial de Operações em Fronteira (GFRON), deflagrou nesta quarta-feira, 9, a Operação Renitência. A ação tem como objetivo desarticular uma organização criminosa envolvida com o tráfico internacional de drogas e a lavagem de dinheiro.

As investigações começaram após uma prisão em flagrante realizada em dezembro de 2023. Desde então, a Polícia Federal identificou a atuação estruturada do grupo, que possui ramificações interestaduais. De acordo com as apurações, a organização criminosa atuava na importação de cocaína vinda do Peru e da Bolívia, com distribuição posterior para outros estados brasileiros, principalmente Santa Catarina.

Cerca de 80 agentes da Polícia Federal e das forças estaduais foram mobilizados para cumprir 11 mandados de busca e apreensão e cinco mandados de prisão preventiva nos municípios de Assis Brasil (AC), Brasiléia (AC), Rio Branco (AC), Palhoça (SC) e São José (SC).

Os investigados poderão responder por tráfico de drogas, associação para o tráfico e lavagem de capitais, além de outros crimes que possam ser identificados no decorrer das investigações.

Publicidade