O assessor de imprensa da Prefeitura de Xapuri, Raimari Cardoso, afirmou à reportagem da Folha do Acre na tarde de segunda-feira (28) que os portais de transparência do Tribunal de Justiça do Acre (TJ/AC) e Ministério Público do Acre (MP/AC) estão desatualizados e que a reportagem não tem coragem de questionar da mesma forma que questionou o portal da prefeitura daquela cidade.
A acusação do assessor de imprensa veio após a reportagem da Folha do Acre questionar por que o Portal da Transparência da Prefeitura de Xapuri estava desatualizado.
“Dá uma olhada aí no Portal da Transparência do Tribunal de Justiça do Acre e do Ministério Público que você vai ver que estão mais desatualizados que o da Prefeitura de Xapuri, mas acho que você não tem coragem de colocar no ar uma nota dessas com relação ao portal deles”, declarou Raimari.
Ouça abaixo o áudio do assessor:
Em entrevista à Folha do Acre, a presidência do TJ/AC, negou, através da assessoria de imprensa, que o Portal da Transparência do órgão esteja desatualizado.
“O Tribunal de Justiça do Acre cumpre o que determina o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) quanto à transparência, conforme estabelecido na Resolução nº 215/2015, que regulamenta o acesso à informação no âmbito do Poder Judiciário”, declarou a assessoria.
A assessoria do MP/AC também negou que o Portal da Transparência do órgão de fiscalização também esteja desatualizado.
“O site está atualizado normalmente como determina o Conselho Nacional do Ministério Público para que os dados sejam atualizados mensalmente”, diz a nota do MP/AC.
A assessoria do MP/AC ressaltou ainda que o órgão ganhou o selo diamante de qualidade em transparência por dois anos consecutivos.
Raimari Cardoso afirmou na manhã desta terça-feira (29) que considerou a abordagem do repórter errada e que não quis acusar os orgãos citados.
“O que eu quis dizer foi isso aí…você acha que o Portal do TJ/AC está há um mês sem atualização?”, questionou.
Raimari afirmou ainda que não foi oficialmente nomeado como assessor de imprensa, mas no momento da resposta sobre a reportagem da Folha do Acre respondia com aval do prefeito Maxwuel Maia.
“Estou ajudando o prefeito na Diretoria de Comunicação, mas ainda não estou nomeado. A nota foi da prefeitura sim, enviada com o aval do prefeito e da área técnica responsável pelo Portal da Transparencia. Se precisar reenvio com a assinatura do prefeito”, diz.