A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio do Departamento de Inteligência, divulgou o Relatório de Homicídios e Feminicídios referente ao município de Rio Branco, com dados apurados entre 1º de janeiro de 2024 e 28 de março de 2025.
De acordo com o levantamento, em 2024 foram registrados 74 homicídios dolosos na capital acreana. Os crimes se distribuíram ao longo do ano da seguinte forma: 16 em janeiro, 9 em fevereiro, 7 em março, 3 em abril, 3 em maio, 4 em junho, 5 em julho, 2 em agosto, 4 em setembro, 9 em outubro, 6 em novembro e 6 em dezembro.
Em 2025, até o final de março, a PCAC contabilizou 22 homicídios: 7 em janeiro, 6 em fevereiro e 9 em março. Em comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram registrados 32 homicídios, o número representa uma redução de 31%.
A queda nos índices também é observada nos casos de feminicídio. Em 2024, foram cinco ocorrências, uma em cada um dos meses de janeiro, junho, outubro, novembro e dezembro. Este ano, até o momento, nenhum caso foi registrado.
Para o diretor de Inteligência da PCAC, delegado Nilton César Boscaro, a divulgação desses dados é essencial para o planejamento das ações de segurança.
“Os dados estatísticos relacionados a homicídios e feminicídios são fundamentais para orientar o gestor público, o emprego de verbas e as estratégias operacionais, além de servirem como fonte para estudos acadêmicos”, afirmou.
O secretário de Justiça e Segurança Pública, José Américo Gaia, atribuiu os avanços a um conjunto de medidas adotadas ao longo de 2024.
“Essa diminuição é fruto do trabalho intenso das forças de segurança, com apoio da sociedade civil. Reforçamos o policiamento, ampliamos ações preventivas e fortalecemos programas de apoio às vítimas. A integração entre os órgãos e a valorização dos nossos profissionais também foram decisivas”, destacou.
Ascom Polícia Civil