O nível do rio Iaco apresentou aumento expressivo em Sena Madureira nas últimas 24 horas, mas, de acordo com a Defesa Civil, a situação permanece sob controle. Na manhã desta quinta-feira (17), a medição marcou 9,81 metros, 1,07 metro a mais que o registrado no dia anterior.
A elevação repentina ocorre após um período de estabilidade, quando o nível das águas se mantinha abaixo dos padrões típicos da estação chuvosa. Ainda assim, o volume atual está longe da cota de alerta, que é de 14 metros.
Em 2024, a realidade foi distinta. O rio Iaco transbordou e atingiu dezenas de famílias, obrigando a remoção de moradores de áreas ribeirinhas. Já em décadas anteriores, os episódios mais críticos ocorreram em 1997 e 2021. Em 1997, o rio ultrapassou os 19 metros, provocando uma das maiores enchentes da história local.
Apesar da estabilidade, a Defesa Civil recomenda que comunidades ribeirinhas fiquem atentas e reforcem os cuidados com embarcações, que podem ser afetadas por variações inesperadas no nível do rio. O monitoramento continua sendo feito diariamente.