quinta-feira, 17 abril 2025

Justiça decreta prisão preventiva de acusados de assassinar vigilante em escola de Rio Branco

Por Kauã Lucca, da Folha do Acre

 

A Justiça do Acre decretou, nesta terça-feira, 8, a prisão preventiva de Valdeusmar Bezerra da Silva, de 35 anos, e Leandro Mendes dos Santos, de 18, suspeitos de envolvimento no latrocínio do vigilante Raimundo de Assis, de 52 anos. A decisão foi proferida durante audiência de custódia realizada na Vara de Garantias do Fórum Criminal de Rio Branco.

Valdeusmar, que já era monitorado por tornozeleira eletrônica, foi encaminhado diretamente ao presídio após a audiência. Leandro, por sua vez, permanece internado sob escolta policial no Pronto-Socorro da capital. Ele foi baleado durante a troca de tiros com o vigilante e aguarda alta médica para ser transferido ao sistema prisional.

O crime ocorreu dentro da Escola Estadual Maria Raimunda Balbino. De acordo com a perícia, os criminosos invadiram o local pulando o muro lateral da unidade. O vigilante foi surpreendido em um dos corredores, tentou reagir e acabou sendo baleado ao menos três vezes. Mesmo ferido, ainda conseguiu atingir Leandro, que foi posteriormente abandonado pelos comparsas em um terreno próximo à escola.

As investigações estão a cargo da Delegacia de Combate a Roubos e Extorsões (DCORE). Na manhã desta terça-feira, agentes realizaram novas diligências na região, em busca de imagens de câmeras de segurança que possam ajudar na identificação de outros envolvidos e no mapeamento da rota utilizada pelos criminosos na entrada e fuga do local.

A Polícia Civil trabalha com a previsão de concluir o inquérito em até 30 dias.

Publicidade