Ícone do site Folha do Acre

Joabe diz que Câmara não votará aumento de 50% no salário dos vereadores de Rio Branco

Presidente da Câmara de Rio Branco nega reajuste no auxílio-alimentação de vereadores

O presidente da Câmara Municipal de Rio Branco, vereador Joabe Lira, negou a possibilidade de reajuste no valor do auxílio-alimentação destinado aos parlamentares da capital acreana. A declaração foi feita após circularem especulações sobre possíveis mudanças nos benefícios concedidos tanto a vereadores quanto a servidores da Casa Legislativa.

As discussões foram motivadas por um projeto de autoria da própria Câmara, que sugeria alterações na Lei Municipal nº 2.451, de 12 de abril de 2023. A proposta trata da concessão de benefícios indenizatórios, como o auxílio-alimentação e o auxílio-saúde, supostamente fixados em 25% do subsídio mensal, conforme divulgado por veículos de imprensa.

Joabe Lira afirmou que não há qualquer decisão tomada sobre o assunto e classificou as informações divulgadas como meras suposições. “Na verdade, foi uma especulação, não tem nada certo. Os vereadores se reuniram na semana passada. Estamos analisando as contas da Câmara para que possamos priorizar os gastos até o final do ano. Não há nada pautado nos próximos meses sobre aumento para vereador”, disse.

O presidente também reconheceu que servidores da Câmara têm demonstrado interesse em uma possível reposição no auxílio, mas reforçou que o momento exige cautela nos gastos públicos. “O que se especulou seria o aumento no vale-alimentação. Servidores da Câmara têm perguntado sobre isso também — é um desejo deles que haja alguma reposição ainda este ano. Mas, neste momento, é hora de conter gastos. Nossa prioridade este ano é investir na nova sede, investir na aproximação da Câmara com a população. Esse tem sido o nosso foco. Não vejo possibilidade, nos próximos meses, de haver qualquer tipo de reajuste”, concluiu.

Sair da versão mobile