quinta-feira, 1 maio 2025

Iteracre e Colonacre firmam termo de cooperação para intensificar regularização fundiária em Acrelândia

Assessoria

Cumprindo uma determinação do governador Gladson Cameli, o Instituto de Terras do Acre (Iteracre) firmou nesta quarta-feira (30) um Termo de Cooperação Técnica com a Cooperativa de Colonização do Acre (Colonacre). A parceria tem como objetivo ampliar as ações de regularização fundiária e assistência técnica no município de Acrelândia, atendendo a uma demanda histórica da população local.

A assinatura do acordo ocorreu na sede do Iteracre, em Rio Branco, e contou com a presença da presidente do Instituto, Gabriela Câmara, do presidente da Colonacre, Marcelo Messias, e do procurador jurídico da cooperativa. Também participaram da solenidade a juíza auxiliar Thais Queiroz, representando a Corregedoria do Tribunal de Justiça do Acre, o cartorário de Acrelândia, Thiago Vasconcelos, o prefeito Olavo Francelino e o presidente da Câmara Municipal do município.

Segundo Gabriela Câmara, a união entre o Iteracre e Colonacre fortalece a missão de garantir segurança jurídica às famílias que vivem e produzem nas áreas rurais. “Esse é mais um passo concreto para atender às necessidades de quem há anos aguarda pela legalização de suas terras. A orientação do governador Gladson Cameli é clara: levar dignidade e desenvolvimento para o campo, com seriedade e eficiência”, afirmou a presidente.

A cooperação prevê a articulação entre as equipes técnicas das duas instituições para acelerar os processos de titulação e acompanhamento das famílias beneficiadas. A expectativa é que o modelo de parceria possa ser replicado em outras regiões do estado.

O Iteracre reforça seu compromisso com a efetivação de políticas públicas fundiárias, trabalhando de forma integrada com entidades públicas e privadas para promover inclusão, desenvolvimento sustentável e justiça social.

Publicidade