A Fundação Garibaldi Brasil (FGB) divulgou nesta segunda-feira (14) o resultado provisório do Prêmio Silene Farias – PNAB, iniciativa que visa reconhecer e apoiar financeiramente coletivos culturais da capital acreana. Ao todo, 22 propostas foram contempladas com o valor de R$ 30 mil cada. O edital é financiado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB).
A seleção abrangeu grupos de diversos segmentos culturais, com destaque para iniciativas de teatro, dança, música e culturas populares e tradicionais. A maior parte dos proponentes foi contemplada na modalidade de cotas, destinada a grupos ou instituições com histórico de atuação em territórios periféricos ou com recorte étnico-racial.
Entre os projetos mais bem avaliados, com nota máxima (100 pontos), estão o Grupo Senzala Mestre Cancão, o coletivo Dulcistas, a Associação Cultural e Desportiva Casa de Pescador e a Cia de Dança Forró Inocente. Todos comprovaram tempo de atuação superior a cinco anos. A Federação de Teatro do Acre (Fetac), com 22 anos de atividades, também foi contemplada.
Dos 47 projetos avaliados, 25 não foram contemplados. Dentre esses, 15 foram desclassificados por não atenderem a critérios previstos no edital, como ausência de comprovante de endereço, ficha cadastral incompleta e documentação irregular.
O edital prevê prazo para apresentação de recursos. Após esse período, a FGB publicará o resultado final homologado. Os pagamentos devem ser efetuados ainda no primeiro semestre de 2025.