O ex-presidente do PP Jovem no Acre, Hélio Nascimento Júnior, foi preso na quarta-feira, 9, durante a Operação Renitência, deflagrada pela Polícia Federal (PF) para desarticular uma organização criminosa envolvida com tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro. A prisão foi confirmada pelo vice-presidente estadual do Progressistas, Lívio Veras.
Segundo Veras, a notícia causou surpresa dentro do partido. Ele afirmou que Hélio é apenas militante da legenda, e não ocupa atualmente nenhum cargo de liderança na ala jovem. “Tomamos conhecimento da prisão dele e ainda estamos apurando os fatos. Temos o Hélio como uma pessoa acima de qualquer suspeita. Para nós, foi uma surpresa tudo isso”, declarou.
O dirigente acrescentou que o partido acompanha o caso com cautela e defende o direito ao devido processo legal. “Entendo que o processo deve seguir seu curso para que ele seja julgado. Até que se prove o contrário, ele é inocente. Deve ser garantido a ele o direito de defesa, como a qualquer cidadão”, completou Veras.
Além de Hélio Nascimento Júnior, outras sete pessoas foram presas na operação, que cumpriu 11 mandados de busca e apreensão em cidades do Acre — como Rio Branco, Brasiléia e Epitaciolândia — e também nos municípios de Palhoça e São José, em Santa Catarina.
Conforme as investigações da Polícia Federal, a droga era trazida do Peru e da Bolívia, atravessava a fronteira pelo Acre e tinha como destino final o estado catarinense.
A operação segue em andamento e os investigados poderão responder por tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro.