sábado, 19 abril 2025

ETA I volta a ser paralisada e abastecimento de água é reduzido em Rio Branco

Redação Folha do Acre

A Estação de Tratamento de Água I (ETA I) voltou a ser paralisada e o abastecimento comprometido em Rio Branco na tarde de sexta-feira (18) devido grande quantidade de balseiros que se acumularam no local. A informação foi confirmada pelo Serviço de Água e Esgoto de (Saerb).

“Além disso, os níveis elevados de turbidez da água têm dificultado o processo de tratamento”, destacou a direção do Saerb.

Em março deste ano, as duas estações de tratamento tiveram que paralisar as atividades e pelo menos 300 mil moradores da capital ficaram sem fornecimento de água.

O nível do Rio Acre começou a apresentar elevação no nível a partir de terça (15), quando as águas marcavam 7,41 metros. Na quarta (15), o nível subiu para 8,61 metros, na quinta (17) para 9,57 metros e chegou a 10,68 metros nesta sexta.

O Saerb informou também que equipes estão empenhadas em resolver a situação.

“Todas as equipes técnicas estão mobilizadas, restaurar o abastecimento, ainda que, a forte correnteza, esteja dificultando os serviços de limpeza dos balseiros. Reforçamos o compromisso em restabelecer o fornecimento de água com o mais rápido possível e agradecemos a compreensão da população”, diz o serviço.

Publicidade