A cidade de Rio Branco enfrenta mais uma vez os efeitos das fortes chuvas, com casas alagadas, veículos arrastados e moradores afetados em pelo menos oito bairros. Entre a manhã de segunda-feira, 28, e a manhã desta terça-feira, 29, choveu 99,2 milímetros na capital acreana — volume que representa mais da metade do esperado para todo o mês de abril, conforme dados da Defesa Civil.
O coordenador da Defesa Civil Municipal, tenente-coronel Cláudio Falcão, divulgou um vídeo à imprensa nesta terça detalhando a situação e explicando que abril de 2025 já é, de longe, o mês mais chuvoso dos últimos cinco anos em Rio Branco.
“De 6 horas da manhã de segunda-feira até 6 horas da manhã de terça-feira, choveu na cidade de Rio Branco 99,2 milímetros. Isso significa dizer que é mais do que 50% do que é esperado para todo o mês. De longe, o mês de abril de 2025 já está sendo o mês mais chuvoso dos últimos cinco anos”, afirmou o coordenador.
Segundo ele, a situação se deve a um fenômeno meteorológico específico. “Essa é uma anomalia que está acontecendo devido ao enfraquecimento do La Niña, que é um fenômeno meteorológico”, explicou.
A chuva intensa, que não estava prevista com tamanha intensidade, causou diversos transtornos. “Tivemos diversas ocorrências, principalmente de alagamentos. Mas também tivemos animais ilhados que precisaram ser resgatados e veículos que pararam dentro da correnteza das águas nas ruas”, relatou Falcão.
Apesar da intensidade da precipitação, os igarapés da cidade inicialmente conseguiram comportar o volume de água devido aos níveis baixos anteriores. No entanto, o aumento repentino causou transbordamentos em alguns pontos. “Todos os igarapés aumentaram o seu nível e transbordaram em alguns pontos, como também as ruas de Rio Branco transbordaram em alguns bairros”, destacou.
A Defesa Civil segue mobilizada, realizando vistorias e atendendo às comunidades afetadas. “Nesse momento, a Defesa Civil faz vistoria em todos os bairros, em todos os igarapés de Rio Branco. Estamos atendendo a comunidade e diminuindo seus prejuízos, inclusive levando material de limpeza para essas pessoas”, afirmou.
Ainda de acordo com o coordenador, há previsão de chuvas para os próximos dias, o que deve estender o período de instabilidade para o início de maio. “Ainda temos previsão de chuva para esta terça-feira e também para toda a semana, transpondo o mês de abril para o mês de maio. Então o início do mês de maio também vai ser chuvoso”, alertou.
Ele finalizou informando que, após esse período, a expectativa é de que o clima volte à normalidade, com a chegada da estação de estiagem.