Ícone do site Folha do Acre

Em 15 dias, chegada de quase 90 imigrantes superlota abrigos em Rio Branco, diz SASDH

Nos últimos 15 dias, Rio Branco recebeu 88 imigrantes vindos do Haiti, Senegal, Venezuela e Colômbia, segundo a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH). O aumento no fluxo migratório tem sobrecarregado os espaços de acolhimento da cidade.

A Casa do Imigrante, localizada no bairro Bosque e mantida pela Prefeitura, já opera acima da capacidade. Com limite para 50 pessoas, atualmente abriga 64. Além disso, nesta terça-feira, 2, mais 33 migrantes chegaram, e outras cinco aguardam encaminhamento.

Grande parte desse grupo vem diretamente de Assis Brasil para a capital, sem passar pelos abrigos municipais daquele município. Aproximadamente metade dos recém-chegados são crianças, segundo o diretor de Assistência Social, Ivan Ferreira.

“Estamos articulando com o Governo do Estado para encontrar soluções de acolhimento. A parceria é fundamental em situações como essa”, afirmou Ferreira.

Além da superlotação no abrigo, a presença de migrantes em espaços públicos tem se tornado mais comum. Somente nesta terça-feira, 33 pessoas, incluindo 11 crianças, foram encontradas na rodoviária da cidade.

Sair da versão mobile