Nos últimos 15 dias, Rio Branco recebeu 88 imigrantes vindos do Haiti, Senegal, Venezuela e Colômbia, segundo a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH). O aumento no fluxo migratório tem sobrecarregado os espaços de acolhimento da cidade.
A Casa do Imigrante, localizada no bairro Bosque e mantida pela Prefeitura, já opera acima da capacidade. Com limite para 50 pessoas, atualmente abriga 64. Além disso, nesta terça-feira, 2, mais 33 migrantes chegaram, e outras cinco aguardam encaminhamento.
Grande parte desse grupo vem diretamente de Assis Brasil para a capital, sem passar pelos abrigos municipais daquele município. Aproximadamente metade dos recém-chegados são crianças, segundo o diretor de Assistência Social, Ivan Ferreira.
“Estamos articulando com o Governo do Estado para encontrar soluções de acolhimento. A parceria é fundamental em situações como essa”, afirmou Ferreira.
Além da superlotação no abrigo, a presença de migrantes em espaços públicos tem se tornado mais comum. Somente nesta terça-feira, 33 pessoas, incluindo 11 crianças, foram encontradas na rodoviária da cidade.