sábado, 12 abril 2025

Com nota 2, curso de Medicina da Uninorte está entre os piores do Brasil, diz Inep

Redação Folha do Acre

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável por avaliar universidades brasileiras, mostrou que o curso de Medicina da Uninorte está entre os piores do Brasil.

De acordo com dados divulgados pelo Inep na última sexta-feira (11), o curso de Medicina da Uninorte recebeu nota 2.

Após a avaliação, a Uninorte deve receber nos próximos dias uma equipe externa do Inep para avaliar as condições e calcular o conceito definitivo.

O Conceito Preliminar de Curso (CPC) avalia entre outras coisas, o desempenho dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade); o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos alunos, medido pelo Indicador de Diferença entre os Desempenhos Esperado e Observado (IDD); o perfil do corpo docente, considerando a titulação e o regime de trabalho dos professores; e a percepção dos estudantes sobre condições como infraestrutura, organização pedagógica e oportunidades de ampliação da formação.

A escala usada pelo CPC varia de 1 a 5, sendo que os conceitos de 1 e 2 são considerados insuficientes.

Caso persista as falhas, a Uninorte poderá firmar um termo de compromisso para as adequações dentro do prazo de 1 ano. Se nada for resolvido neste período, o curso pode sofrer sanções cautelares e penalidades, sendo uma delas o fechamento do curso, por exemplo.

Já o Curso de Medicina da Universidade Federal do Acre (Ufac) recebeu nota 5 no CPC dado pelo Inep. O curso recebeu no período de 26 a 28 de fevereiro de 2025 a visita in loco da comissão de avaliação do MEC. Foram 3 dias de reuniões com a gestão superior, coordenação do curso, núcleo docente estruturante, docentes e discentes, visitas às instalações administrativas, salas de aula, espaços de convivência, laboratórios e rede assistencial onde os estudantes realizam atividades práticas além de análise detalhada de vasta documentação comprobatória.

Publicidade