A sessão ordinária da Câmara Municipal de Rio Branco, marcada para a manhã desta quarta-feira, 30, foi cancelada por falta de quórum. Apenas 9 dos 21 vereadores compareceram ao plenário, número insuficiente para o início dos trabalhos legislativos.
Conforme acordo interno da Casa, as sessões devem começar pontualmente às 8h30. No entanto, mesmo após as 9h, não havia parlamentares em número suficiente para abertura oficial da sessão.
O cancelamento frustrou um grupo de cadeirantes que havia se organizado para participar da tribuna popular, com o objetivo de reivindicar melhorias na acessibilidade de espaços públicos da capital acreana. Sem a formalização da sessão, os presentes foram ouvidos de maneira informal por alguns vereadores, mas deixaram o local sem poder apresentar suas demandas de forma oficial.
O presidente da Mesa Diretora, vereador Joabe Lira, lamentou o episódio. Segundo ele, alguns parlamentares justificaram suas ausências, mas advertiu que aqueles que não apresentarem justificativas poderão ser punidos conforme o regimento interno.
As sessões serão retomadas na próxima terça-feira, 6 de maio, após o feriado do Dia do Trabalhador.