terça-feira, 6 maio 2025

Cem primeiros dias de mandato de Zé Lopes é marcado por alta produtividade e intensa fiscalização

Por Gina Menezes, da Folha do Acre

Os 100 primeiros dias de mandato do vereador de Rio Branco, Zé Lopes (Republicanos), foi marcado pela apresentação de dezenas de projetos e indicações, além do comprometimento em cumprir compromissos de campanha nas áreas de assistência social para quem precisa, independência para cobrar melhorias e oportunidades para quem quer e precisa trabalhar.

O vereador tem se dedicado a apoiar e encabeçar iniciativas sociais, cobrado as questões de infraestrutura dos bairros, denunciado questões como os buracos, má qualidade do trabalho do programa Asfalta Rio Branco, aumento de cargos, aumento do salário dos secretários, cancelamento do Asfalta Rio Branco, contratação dos kits de mosquito da dengue, entre outras.

Abaixo, os principais pontos:

1. Programas reflexivos para agressores – A proposta de reduzir a reincidência por meio de conscientização, em vez de apenas punição, tem base em experiências internacionais bem-sucedidas (como em alguns países europeus). A queda de 85% é um número expressivo, mas seria importante verificar a metodologia e a escala do projeto piloto.

2. Regulamentação de shows públicos – O PL que proíbe palavrões e conteúdo explícito em eventos financiados pelo poder público reflete uma preocupação com a exposição de crianças, mas pode gerar debates sobre censura e liberdade artística. A constitucionalidade dependeria de como a lei é redigida (ex.: se restringe apenas a horários ou locais específicos).

3. Obras de infraestrutura– Asfaltar vias próximas a escolas é uma demanda concreta que melhora a qualidade de vida e o acesso à educação, especialmente em regiões periféricas onde o transporte é precário.

4. Motoristas por aplicativo – A regulamentação é uma resposta à economia informal e trouxe segurança jurídica tanto para passageiros quanto para trabalhadores.

5. Combate a cabides de emprego – A restrição a cargos comissionados e a inelegibilidade de condenados por violência doméstica no serviço público são medidas populares que reforçam a transparência, embora dependam de mecanismos robustos de fiscalização.

Sessão Itinerante na Baixada

– Primeira Câmara Municipal itinerante na região, discutindo demandas como:
– Drenagem urbana
– Iluminação pública
– Segurança

Limpeza de Igarapés e Bueiros

– Ação emergencial em pontos críticos de alagamento
– Combate ao acúmulo de lixo e entulho que agravam inundações

Mudança do Centro POP para a Baixada

– Transferência do Centro de Referência para População em Situação de Rua

Próximos Passos:

– Projeto de Lei para limpeza periódica obrigatória antes do inverno
– Ampliação do Eu Cidadão, o projeto social do vereador Zé Lopes, que leva assistência jurídica, assistência social, atendimentos e consultas diversas para as comunidades.
– Novas sessões itinerantes em outras regiões e apoio aos Coletivos de mulheres empreendedoras nessas ações itinerantes para fomentar oportunidades e gerar renda extra para elas.
– Cursos e capacitação através da rede de empreendores para ajudar e apoiar os empreendedores.

Publicidade