O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, afirmou durante entrevista à imprensa nesta segunda-feira (14) que não pretende instalar a Guarda Municipal na capital acreana. Bocalom afirmou que câmeras de monitoramento dão mais resultado que contratar guardas.
A declaração de Bocalom foi dada durante o lançamento do Plano Plurianual Participativo (PPA) 2026-2029 nesta segunda.
“Enquanto eu for prefeito, não vai ter guarda municipal, porque guarda municipal é coisa de antigamente. Hoje, a segurança das escolas, das unidades de saúde e das praças é feita de forma moderna, como acontece no resto do mundo. O mundo inteiro faz vigilância com câmeras. Por que é que eu tenho que andar na contramão?”, declarou o prefeito.
Bocalom destacou que a instalação de câmeras de monitoramento tem se mostrado mais eficiente e menos onerosa aos cofres públicos do que a contratação de agentes. Segundo ele, a parceria com a Polícia Militar tem dado resultados concretos, como no centro da cidade, onde mais de 300 câmeras foram instaladas.
“Se eu tivesse contratado 50 guardas municipais, não teria dado o resultado que deram essas câmeras aqui. Nós estamos em tempos modernos. Agora, é claro, tem uma turma que ainda vive nos velhos tempos”, completou.