Ícone do site Folha do Acre

Acre tem menores índices de matrícula em escolas particulares do país, mostra levantamento

O estado do Acre aparece entre os menores índices de matrículas na rede privada de educação do país, segundo dados do Censo Escolar 2024, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O estado tem a menor porcentagem no recorte do ensino infantil, com 4,2%, e no fundamental, com proporção de apenas 5,3% nos anos iniciais e 5% nos anos finais. Já em relação ao ensino médio, o estado tem o terceiro menor índice do país, com 5,8% das matrículas na rede particular.

Isso significa que a maioria dos estudantes está inscrita em unidades do ensino público. O Censo Escolar classifica as matrículas de acordo com a dependência administrativa, ou seja, com o âmbito no qual o estudante está registrado.

O estado tem 94,7% das crianças de 0 a 6 anos matriculadas em creches ou outros estabelecimentos públicos. É a maior porcentagem do país, conforme o censo.

Nos anos iniciais do ensino fundamental, 55% (menor do país) dos estão alunos matriculados em instituições municipais e 40% em unidades estaduais – este índice é o segundo maior do país. Já nas séries finais do fundamental, 82,6% (4º do país) dos estudantes estão na rede estadual e 12,2% na municipal.

No ensino médio, 89% (3º do país) dos estudantes estão na rede estadual e outros 5% em instituto federal. Não há escolas municipais nesta faixa.

Com informações G1

Sair da versão mobile